REAPRENDENDO A VIDA

A todos os visitantes















Sejam bem vindos! E, se gostarem, voltem sempre...















Maria Ribeiro































































































































quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O MEU LUGAR



O meu lugar é um sonho que virou realidade, 
mas que tem cara de sonho.
Desses que a gente acorda e, quando acorda se arrepende.
Um lugar feito de sonho ou um sonho de lugar?

Até agora, não sei.
Aliás nem sei ainda, se já estou acordada,
acordando, ou sonhando que encontrei o meu lugar.
Fica tão longe de tudo que fica perto do todo.
Distante e dentro de mim.

Fora de qualquer cidade mas faz parte do meu mundo.
Tão perto do coração que seus rios são meu sangue,
sua alma é minha alma, como se eu fosse o lugar,
ou como se um fosse o outro.
Como se por todo o tempo tivesse vivido lá.

Meu lugar dentro de mim . Está em lugar algum
Longe de qualquer cidade em meio ao deserto verde,
debaixo do céu azul, cinza, branco, avermelhado,
com as cores que Deus quer,
na hora que bem entende.

Nâo tem ruas, não tem casas, não há pessoas por lá.
Ninguém lembrou de uma estrada para estragar a paisagem...
Fica mais fáil chegar se não existe um caminho.
Temos que ser o caminhho
e, só assim alguém chega a esse ou a qualquer lugar.

Essa é a grande vantagem!
Nada que marque a presença do mundo civilizado.
Um lugar para ser humano.
Só isso! Ser tudo isso! Lugar pra gente ser gente.

E pra vida viver rodeada das pessoas que amamos
e que amam esse lugar.
Só dá pra gente viver se encontra um lugar assim,
um Templo da Vida Eterna,
lugar dA Vida na Terra. -

Meu lugar sem endereço, lugar que não está no mapa!
Eu o chamo "Meu Nadinha",
pois não há nada por perto e não há nada pra ver,
a não ser a natureza.
Mas essa é boa vizinha, meu velho caso de amor.

Só existe o céu aberto e o chão coberto de mato,
um nada cheio de vida.
porque tudo que existe, existe no meu lugar,
meu "vazio inicial".

Lá tenho tudo que eu quero e tudo que eu vim buscar.
Está cercado de nada, mas dá para recomeçar,
pois foi á que eu comecei.
E agoRa que eu tenho tanto

e ainda tem tanta vida, vou precisar mais do que?
Não preciso de mais nada!
Existe mais do que.isso?
Nunca existiu, hoje eu sei. -
Meu lugar so tem a Vida e, é só o que há para ter.

Não há, caminho nem trilha que conduza ao meu lugar.
Não há sinalização nos dizendo: "É por aqui! ".
Não há ninguém que informe onde fica o paraíso,
a não ser quem já está nele.
quem faz parte disso tudo que faz parte do lugar.

Só pode ser encontrado por quem já o encontrou,
por quem conhece o caminho que começou no futuro,
é presente no passado e, ainda vai acontecer.
Onde estou já estou nele
e sei que estará comigo onde quer que eu o leve.
agora, somos um só só!

Logo um será somado, continuando a ser um,
completando a unidade.
Ninguém precisa de mais.
O UM é tudo e se basta.

Meu lugar é tão perfeito que nem dá para encontrar!
Essa é a grande vantagem!
Nem eu conheço o caminho,
nem eu posso chegar lá,
a nao ser me permitindo que o lugar me conduza
e me faça caminhar, sem direcão definida,
seguindo meu coração.

Eu não percorro o caminho!
É ele que me percorre e que caminha comigo,
porque me quer junto dele ,
e já está dentro de mim.

Me faz a estrada de terra para o meu interior.
Mas a estrada é um ciclo,
leva de volta ao início, para atingir o final.
Não tem ida não tem volta! Nem começo, meio, ou fim.
Mas corre através do tempo, por toda a eternidade...

Só quem já está viajando vai entender o que eu digo.
Quem está buscando o caminho, que pare de procurar
porque quando estiver pronto o caminho o encontrará.
Meu lugar que é sem caminhos faz de mim a sua estrada.

Existem muitos caminhos, dentro de um caminho só,
dentro de uma só pessoa.
Quem vê todos um a um, não viu nada,
e se atrapalha na hora de escolher.

Quem vê um, não tem escolha, vai ter muito que voltar,
pra trilhar outros caminhos.
Quem viu o todo, viu todos e saber que só há um facilita o caminhar.
Quem me perguntar não sabe, então não pode saber.
Quem se pergunta, responde, não precisa de resposta.

Quem se cala, é ouvido e respondido em silêncio.
Não dá pra falar de coisas que só podem ser sentidas.
O melhor é escutar a música do universo,
entender a voz do mundo,
ouvir a iuz das estrelas e compreender a vida.

A linguagern é uma só
e pra quem souber ouvir, tudo é dito o tempo todo.
Meu lugar que foi pergunta, hoje é minha resposta ...
Se você me perguntar:

-Mas o que existe lá?
  A resposta vai ser: -Nada!
- Por que é tão importante? - A resposta é : Não sei .
- Não tem que haver um caminho?
  A Minha resposta é: Não!
  Evai dar pra chegar lá?
Só posso dizer: Eu chego!
 Eu nem chego...Eu já cheguei!
 Encontrei, fui encontrada.

e acabaram-se as buscas, o vai e vem, tentativas,
o tanto recomeçar.
O lugar que me chamava finalmente me encontrou.
Finalrnente pude ouvir a canção do meu caminho
e seguindo a melodia rme encontrei no meu lugar,
pra replantar as raízes e depois recomeçar.

Meu lugar que mal existe mas nunca foi tão real!
Para onde eu vou, não sei, só sei que vou,
ou melhor nem sei, eu sinto
que, em breve,  estarei lá.

Maria Ribeiro


Nenhum comentário: