REAPRENDENDO A VIDA

A todos os visitantes















Sejam bem vindos! E, se gostarem, voltem sempre...















Maria Ribeiro































































































































terça-feira, 5 de outubro de 2010

QUEM NÃO SE AMA?... EU???... IMAGINA!!!...

 Muito se fala sobre o amor próprio e as características de quem se ama. Mas ainda não li nada que fale de  quem não se ama ... Muito menos sobre quem ainda não se ama, não se respeita nem valoriza, mas como cuida bem do corpo, é vaidoso(a),acredita se amar de verdade. Como você pode ter certeza?: Como reconhecer se está agindo dessa forma e ficar consciente de que precisa e, deve agora mesmo começar a trabalhar a tão falada auto-estima? Quer uma ajuda?
Aqui vão algumas dicas:
- Quem não se ama é orgulhoso, vaidoso, prepotente – Olha as pessoas que considera mais humildes de cima para baixo, como seres inferiores, subalternos, gente que “não está à sua altura”. Nem lhe passa pela cabeça que somos todos iguais. Quem age assim se coloca automaticamente num degrau mais baixo, pelo menos espiritualmente.
        Quem se ama, de verdade, provavelmente começou a se amar quando parou de sentir que era superior ou inferior a alguém e começou a ver a todos como iguais, como gente ou, melhor ainda, como energia ou luz.


- Quem não se ama ainda guarda, escondidos ou não, velhos preconceitos, totalmente fora de moda.    Inconcebíveis numa mentalidade mais aberta e evoluída. Costuma ver  as pessoas como pretos e brancos, ricos e pobres, cristãos e “outros” e por aí afora, Isso já nem deveria mais ser lembrado, ou admitido,
- Quem se ama, nunca diz: pobres são assim, ou muçulmanos são assim, ou polinésios (ou seja lá o que for) são assim, porque não tem ideias preconcebidas e sabe que cada ser humano é único. Não faz diferença entre gente velha ou jovem, de qualquer raça, credo ou cor. Não se importa mesmo, em vez de falar que não se importa mas continua pensando dessa forma e agindo de acordo.


- Quem não se ama dá muita importância à aparência, ao visual, ao status, por considerar muito difícil focalizar sua atenção no seu interior e no das outras pessoas.  Se o lado de fora agradar, aí sim, pode ser que tente ver o lado de dentro, se tentar... se conseguir.... Mas se a embalagem não estiver de acordo com o que considera aceitável, qualifica imediatamente quem ou o que for, como indigno de atenção. Ou assume "aquele" aspecto estudadamente descuidado, só para aparentar que dá pouca importância a essas coisas”.  E acreditam,sabiam?  é só uma  uma ilusão, mas  precisam acreditar, para não ter que assumir sua verdade interior.   Para quem não se ama, um menino de rua, é sempre um trombadinha, uma pessoa analfabeta é considerada como burra, como se inteligência e cultura fossem sinônimos. Compram o livro, pela capa e, ai de quem tentar alargar seus horizontes!
- Quem se ama, cuida do exterior, sim!  Gosta de parecer bem, claro!  Mas não se importa tanto quanto com o que está usando quanto com o que está sentindo e, o que carrega lá dentro.  E isso vale para tudo, a casa, o corpo e as roupas e o mundo de quem se ama.
- Quem não se ama sente uma necessidade incontrolável de aparecer, de estar “por cima”, estar à frente, ser “superior”, de preferência,  o tempo todo. Confunde liderança com se impor, a qualquer custo. Tem que ter sempre a última palavra, tem que comandar, haja o que houver e tem que demonstrar o próprio valor, para que todos o reconheçam.. Deve ser um tormento alguém se obrigar a aparentar ter sempre mais, saber mais, poder mais, aparecer mais, a ponto de tentar humilhar ou denegrir quem lhe faz sombra ou sobressai em algum ponto. São pessoas que vivem disputando com todo mundo, o tempo todo, sem perceber que o fazem e, se justificam dizendo que isso é competição.
 - Quem se ama, não precisa provar nada para ninguém, nem demonstrar que é o melhor, sendo ou não. Quem se ama “não tá nem aí...” e, com certeza jamais criaria um inferno particular, como este, para viver.


- Quem não se ama, cria dependência. Principalmente  com o pretexto mais usado e "planamente justificável" de ajudar pessoas, Sempre dá um jeitinho para que elas precisam, ou as faz pensar que precisam  da sua ajuda e/ou orientação. Não ensina a pescar, dá o peixe, para que a outra pessoa não aprenda a pescar sozinha e continue dependente do peixe recebido dessa pessoa "tão boazinha"... E assim. vão  alimentando o ego de quem também não aprendeu a se amar e precisa sentir que é importante para alguém.  É uma forma de comprovar que"Ninguém vive sem mim”! Nada funciona se eu não estiver presente.!  Tudo eu, tudo eu!!!." Essas não são reclamações, como podem parecer, mas exclamações de orgulho saciado e vaidade super satisfeita.  Um processo extremamente negativo para todos
- Quem se ama, ao contrário, não dá o peixe, ensina a pescar e não permite que ninguém o solicite sem necessidade, a toda hora, que os outros não consigam tomar decisões sem a sua orientação ou não faça nada sem que precise dizer como, ou porque. Quem se ama, liberta, para ser livre também
-  Quem não se ama dificilmente reconhece os próprios defeitos, erros e limitações e, se reconhece, não admite de jeito algum. Sente orgulho em dizer:  "Eu sou assim e pronto, não vou mudar! "  Adora falar que não se dobra, nem dá o braço a torcer.  Quando pensa e até  diz que está se transformando, é só na aparência. A baixa  auto-estima o impede de efetuar uma verdadeira transformação. Mudam por fora, mas por dentro fica tudo como antes.  Não ´mudança, é camuflagem!  O pior é que atribuem esse jeito de ser ao amor próprio, pois o confundem com orgulho, vaidade e egoísmo. Quando não conseguem sobressair pelas qualidades, usam seus pontos negativos, como forma de chamar a atenção e passar por “original”. Acham mais fácil do que tentar corrigir os próprios defeitos e, assim, ninguém se atreve a censurá-los.
 - Quem se ama, gosta de saber onde, como e, porque está errando, para poder se corrigir, ser uma pessoa melhor e com mais motivos ainda para se amar.


- Quem não se ama guarda em seu interior escondido e sempre negado, algo que o faz sentir-se inferior. É isso que o impede de se amar de verdade, Então... inverte as posições, fingindo que é superior, e fazendo com que todos acreditem que já superou essa fase, só para não ter que se confrontar a própria realidade, que e bem diferente do que tenta transmitir. Cria uma teia de “falsas verdades”, ostenta uma falsa força, um falso equilíbrio e até consegue fazer com que os mais desavisados acreditem nessa personagem irreal. O problema se torna insolúvel quando eles mesmos começam a acreditar também. A partir daí, não tem volta, ou se tem, fia muito difícil voltar.
- Quem se ama olha, observa e avalia seu interior, Pode até não gostar do que vê, mas assume seus pontos fracos, sem tentar ocultá-los nem mascará-los inutilmente porque sabe que todos nós temos alguns e que não precisa se envergonhar. Procurar se corrigir e na maioria das vezes, consegue, porque tenta pra valer, porque quer e... porque se ama.


- Quem não se ama, costuma mentir. Engana, disfarça, comete pequenas ou grandes traições e deslizes sem nenhuma culpa ou arrependimento, como se tivesse o direito de fazê-lo. Principalmente se ganhar alguma coisa com esse tipo de atitude. Age como se fosse lícito enganar, desde que haja um bom motivo. E, com isso, se engana pensando que está se dando bem. Materialmente, talvez... aparentemente, talvez... mas espiritualmente... está caindo, cada vez mais e não tardam a surgir as consequências, ainda  que, quem costuma agir assim , não acredite. Não percebe que está caindo porque se considera muito esperto e, que os outros é que são tolos.
- Quem se ama se respeita, a ponto de nem pensar em fazer isso.


- Quem não se ama se trai quando fala. É só esperar e prestar atenção que você vai ouvir algo dito “sem querer”e demonstrará o verdadeiro caráter e estágio evolutivo dessa pessoa. Ela só dirá o que pensa que vai elevá-la aos olhos dos outros. “É uma forma não tão sutil de dizer: “Eu consegui isto - Eu sou capaz de fazer aquilo – Eu conheço fulano”. São sempre palavras ou expressões jogadas em meio à conversa, para chamar a atenção sobre suas qualidades, o que faz, o que tem, quem conhece... principalmente quando outra pessoa está sendo o foco da atenção.
- Quem se ama, não precisa fazer comercial em causa própria.


- Quem não se ama, não ama você! Mesmo querendo não consegue estabelecer relações sadias, sem interesse, justas e equilibradas. Não está pronto para ser um verdadeiro amigo. Não está pronto  para amar ou ser verdadeiramente amado.   Muito menos para liderar com justiça ou  ser um orientador confiável. Sempre vai esperar ou dizer que façam exatamente o que ele faria, sem pensar no que pode ser melhor para o outro. Vai tentar ser sempre o centro das atenções, o núcleo do sistema, principalmente quando não for.  Isso é insuportável e, logo fará algo para inverter as posições, mesmo que isto prejudique todo o grupo.  E daí  que alguém se machuque?  Quem não aprendeu a gostar de si mesmo, como vai gostar das outras pessoas? Quem não compreende seus defeitos, como vai compreender os alheios? Como vai conseguir isolar seus próprios conceitos, sentimentos e valores para ajudar alguém, com sabedoria e isenção?
- Quem se ama pode até apontar seus defeitos, pode não concordar com você, pode não procurá-lo tanto quanto você gostaria, mas isso não significa que não seja seu amigo, ou que não possa contar com ele, se necessário.  Quem se ama, mesmo é capaz, pode e, sabe ser seu amigo mesmo que você ainda não se ame. Pense nisso...


Maria Ribeiro

Nenhum comentário: